Um tremor de terra de 3,3 graus de magnitude na escala Richter foi registrado no município de São Caetano, Agreste de Pernambuco, por volta das 2h19 da madrugada desta quarta-feira. Até o momento, não há relatos de estragos causados pelo abalo, que foi sentido em Caruaru. Pelas redes sociais, moradores da cidade, confirmaram ter percebido o fenômeno: "Aqui em Caruaru, acabou de dar um tremor bem forte", contou Carol Barbosa Cavalcanti pelo Facebook.
Na terça-feira passada, dia 23 de fevereiro, outro tremor foi registrado em São Caetano e de Caruaru, também no Agreste, foi sentido por moradores de pelo menos 25 municípios pernambucanos. Na ocasião, foram registrados mais de 85 tremores ao longo do dia, com pico às 16h30. O episódio foi considerado o maior abalo sísmico dos últimos nove anos em Pernambuco. O maior tremor já registrado no estado aconteceu em 2007 e também teve o epicentro na cidade de São Caetano.
Falha geológica - O geólogo Gorki Mariano, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou que fenômenos como esse acontecem por causa do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que corta o estado paralelamente à BR-232. “Em Caruaru (que fica próximo a essa estrutura geológica), vários registros como esse já foram registrados ao longo da história”, pontuou. Segundo o professor, o Lineamento Pernambuco é como uma “cicatriz antiga” e tem mais de 550 milhões de anos.
Depoimentos - “Acordei agora a tarde com minha casa tremendo e a janela batendo e um barulho estranho. Pensei que era um caminhão passando em frente a minha casa, quando era na verdade resultado do tremor que abalou o Agreste pernambucano nessa tarde”, João Paulo Lima. "Foi muito forte aqui em Caruaru! tava no 12 andar do Empresarial Difusora, e o chão balançou foi muito!”, Ádrya Tavares.
Informações Diário de Pernambuco
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário